Documentos Técnicos

Quais as diferenças entre laudo, vistoria, perícia, inspeção, diagnóstico e consultoria técnica na engenharia?
É de conhecimento técnico que os sistemas e elementos construtivos de indústrias, empresas, instalações prediais, de todos os segmentos, necessitam de atividades de manutenção ao longo de sua vida útil, para garantir níveis aceitáveis de desempenho e de segurança, originalmente previstos em projeto para atendimento às exigências dos usuários e do patrimônio, no entanto, tem sido possível ver no mercado uma grande quantidade de documentos emitidos sem responsabilidade técnica. Alguns dos motivos observados são por falta de gestão realizada por profissional qualificado, falta de informação e falta de investimento em adequar as irregularidades apontadas em plano de ações emitidos em anos anteriores.
Listamos abaixo a diferença entre alguns documentos que nos são solicitados e que são de grande importância na hora de definir um escopo para cotação.
Laudo: é uma análise técnica escrita, fundamentada, na qual o profissional legalmente habilitado expõe as observações e estudos efetuados, bem como as respectivas conclusões.
Vistoria: é uma constatação visual minuciosa de um fato, em que são levantadas e descritas as anomalias existentes. Não informa as causas. Pode ser utilizada extrajudicial ou judicial, principalmente em ações de produção antecipada de provas.O relatório de vistoria deve ser elaborado por profissional legalmente habilitado.
Perícia: igual à vistoria, acrescida de uma investigação, em que são determinadas as causas (nexo causal) e origens. Também pode ser utilizada extrajudicial ou judicial em ações de produção antecipada de provas. O laudo pericial deve ser elaborado por técnico ou especialista, em torno do fato litigioso, por meio dos conhecimentos especiais de quem o examinou.
Inspeção: é uma constatação visual completa, em que são levantadas e descritas as anomalias existentes, avaliação do estado atual de conservação, funcionamento e manutenção. Na inspeção, são confrontadas todas as alterações em relação ao projeto original da edificação para preservar as suas condições de segurança, funcionalidade e estabilidade. O relatório de inspeção deve ser elaborado por profissional legalmente habilitado.
Consultoria: é feita por um profissional qualificado, que entende profundamente do assunto em questão. Cabe ao consultor recolher informações, desenvolver e implementar um plano de ações que atenderá às necessidade do cliente.
Diagnóstico: é representado pelas vistorias, inspeções, auditorias, perícias, consultorias em forma de laudo técnico que pode servir para diversas finalidades, criando ações pró ativas através de diagnósticos, prognósticos e prescrições técnicas visando o controle da qualidade e produção de provas periciais.